segunda-feira, 30 de setembro de 2013



SÍNTESE  DO MÓDULO 3

Caros Professores Cursistas,
O Fórum do Módulo 3 instigou a discussão coletiva e a socialização de boas práticas pedagógicas sobre narrativas e atividades de leitura e escrita na sala de aula. Segue abaixo uma síntese dos principais pontos abordados:
Ø  O uso das narrativas da ciência é elemento motivador por complementar os temas abordados e por incentivar a curiosidade e fazer com que os alunos se tornem construtor do seu próprio conhecimento.
Ø  Trabalhar com os alunos narrativas relacionou ao ato de tornar significativos os aprendizados, colaborando assim com a assimilação de novos conceitos.
Ø  Sugestão de planejamento de atividade de leitura: Antes da leitura - Perguntar ao aluno qual é o título do texto, qual é o autor, quais são as suas impressões sobrem o texto que irá ler e sobre o que o texto irá tratar e quais são as suas expectativas dobre o texto; Durante a leitura - Convidar o aluno a fazer antecipações sobre o que virá no texto mais adiante, a checar as antecipações, a levantar e confirmar hipóteses no texto, a fazer inferências locais e globais sobre o texto; Depois da leitura - Perguntar ao aluno sobre o que entendeu do texto, sobre como foi à leitura, solicitar que emita conclusões e opiniões sobre o texto, e que faça oralmente uma síntese.
Ø  O papel do professor é o de oferecer subsídios aos alunos para uma boa prática de leitura e escrita em diferentes contextos da linguagem nas aulas de ciências para que eles desenvolvam cada vez mais a competência leitora e escritora.
Ø  Os cadernos da área de Ciências da Natureza apresentam Situações de Aprendizagem que envolvem narrativas, contribuindo para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos.
Ø  É necessário buscar a formação do leitor para além da aprendizagem dos conteúdos científicos nas disciplinas, a partir de intertextualidade, das diferentes linguagens.
Ø  O ensino de Ciências deve ter como objetivo a formação de leitores que consigam em textos científicos compreender a Ciência, sua relação com a tecnologia e o ambiente e suas implicações sociais.
Ø  Além dos cadernos também existem livros didáticos de ciências, paradidáticos, os livros da Sala de Leitura, Biblioteca do Professor e Biblioteca dos alunos, vídeos, letras de música... É ideal que o docente faça uso dessa diversidade de materiais de apoio, adaptando quando necessário, as propostas às características de cada sala.
Ø  Cabe à escola ensinar os alunos a analisarem criticamente telejornais, revistas, documentários...
Ø  “Autoavaliação sobre o Percurso de Aprendizagem”, pode ser uma estratégia para o resgate da autoria para desenvolver a competência escritora no ensino de Ciência, além de auxiliar na reflexão sobre a prática e nortear o replanejamento.
Ø  Utilizar a abordagem CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tornando a aprendizagem mais significativa e desenvolvendo o senso crítico dos estudantes.
Ø  É essencial atuar na sala de aula, trocar experiência com colegas de profissão e continuar sempre em capacitação.
Ø  Sugestões de textos, livros, poesias e músicas:
- Livro: As Sete Maiores Descobertas Científicas da História
- Livro: Os Botões de Napoleão
- Livro: Cientistas do Brasil
- Texto: Capacidades de Leitura, Roxane Rojo, Curso Ensino Médio em Rede (arquivo anexo).
- Texto: As práticas de linguagem em contexto de estudo, Délia Lener, Formação Letra e Vida. (arquivo anexo)
- Poesia: Adolescente, Içami Tiba
- Música: A Ciência em Si, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes.
- Música: Lindo Balão Azul, Guilherme Arantes e Balão Mágico.
                      - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22945
                      - Caderno do Aluno da 7ª. Série/8º.Ano, volume 1, 2013, pp. 41 a 43 

Nenhum comentário:

Postar um comentário