SÍNTESE DO MÓDULO 3
Caros Professores Cursistas,
O Fórum do Módulo 3 instigou a
discussão coletiva e a socialização de boas práticas pedagógicas sobre
narrativas e atividades de leitura e escrita na sala de aula. Segue abaixo uma
síntese dos principais pontos abordados:
Ø O uso das
narrativas da ciência é elemento motivador por complementar os temas abordados
e por incentivar a curiosidade e fazer com que os alunos se tornem construtor
do seu próprio conhecimento.
Ø Trabalhar com os
alunos narrativas relacionou ao ato de tornar significativos os aprendizados, colaborando
assim com a assimilação de novos conceitos.
Ø Sugestão de
planejamento de atividade de leitura: Antes da leitura -
Perguntar ao aluno qual é o título do texto, qual é o autor, quais são as suas
impressões sobrem o texto que irá ler e sobre o que o texto irá tratar e quais
são as suas expectativas dobre o texto; Durante a leitura -
Convidar o aluno a fazer antecipações sobre o que virá no texto mais adiante, a
checar as antecipações, a levantar e confirmar hipóteses no texto, a fazer
inferências locais e globais sobre o texto; Depois da leitura -
Perguntar ao aluno sobre o que entendeu do texto, sobre como foi à leitura,
solicitar que emita conclusões e opiniões sobre o texto, e que faça oralmente
uma síntese.
Ø O papel do
professor é o de oferecer subsídios aos alunos para uma boa prática de
leitura e escrita em diferentes contextos da linguagem nas aulas de ciências
para que eles desenvolvam cada vez mais a competência leitora e escritora.
Ø Os cadernos da área
de Ciências da Natureza apresentam Situações de Aprendizagem que envolvem
narrativas, contribuindo para o desenvolvimento da competência escritora dos
alunos.
Ø É necessário buscar
a formação do leitor para além da aprendizagem dos conteúdos científicos
nas disciplinas, a partir de intertextualidade, das diferentes linguagens.
Ø O ensino de
Ciências deve ter como objetivo a formação de leitores que consigam em textos
científicos compreender a Ciência, sua relação com a tecnologia e o ambiente e
suas implicações sociais.
Ø Além dos cadernos
também existem livros didáticos de ciências, paradidáticos, os livros da Sala
de Leitura, Biblioteca do Professor e Biblioteca dos alunos, vídeos, letras de
música... É ideal que o docente faça uso dessa diversidade de materiais de
apoio, adaptando quando necessário, as propostas às características de cada
sala.
Ø Cabe à escola
ensinar os alunos a analisarem criticamente telejornais, revistas,
documentários...
Ø “Autoavaliação
sobre o Percurso de Aprendizagem”, pode ser uma estratégia para o resgate da
autoria para desenvolver a competência escritora no ensino de Ciência, além de
auxiliar na reflexão sobre a prática e nortear o replanejamento.
Ø Utilizar a
abordagem CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tornando a
aprendizagem mais significativa e desenvolvendo o senso crítico dos estudantes.
Ø É essencial atuar
na sala de aula, trocar experiência com colegas de profissão e continuar sempre
em capacitação.
Ø Sugestões de
textos, livros, poesias e músicas:
- Livro: As Sete Maiores Descobertas Científicas da História
- Livro: Os Botões de Napoleão
- Livro: Cientistas do Brasil
- Texto: Capacidades de Leitura, Roxane Rojo, Curso Ensino Médio em Rede
(arquivo anexo).
- Texto: As práticas de linguagem em contexto de estudo, Délia Lener,
Formação Letra e Vida. (arquivo anexo)
- Poesia: Adolescente, Içami Tiba
- Música: A Ciência em Si, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes.
- Música: Lindo Balão Azul, Guilherme Arantes e Balão Mágico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário